domingo, 25 de maio de 2014

Teoria do Agendamento


A Teoria do Agendamento ou Agenda Setting surgiu em 1970 em reação à teoria dos efeitos limitados que foi o auge dos conflitos comunicacionais dos anos 40 até os 60. Defende a idéia de que os consumidores tendem a considerar mais importantes os assuntos que são veiculados na imprensa, sugerindo que os meios de comunicação agendam as conversas da massa

A Teoria do Agendamento tem como princípio que as notícias são como são porque os veículos de comunicação nos dizem em que pensar, como pensar e o que pensar sobre os fatos noticiados. A teoria do agendamento defende a ideia de que os consumidores de notícias tendem a considerar mais importantes os assuntos veiculados na imprensa, sugerindo que os meios de comunicação agendam nossas conversas. Ou seja, a mídia nos diz sobre o que falar e pauta nossos relacionamentos.



Nesse sentido, a mídia é a principal ligação entre os acontecimentos do mundo e as imagens desses acontecimentos na mente do consumidor/leitor. Assim, a imprensa funciona como agente modeladora do conhecimento, usando os estereótipos como forma simplificada e distorcida de entender a realidade



http://www.benoliveira.com/2011/06/teorias-do-jornalismo-teoria-do.html


Espiral do Silêncio

Esta teoria do Espiral do Silêncio, começou a ser desenvolvida na década de 60, pela cientista alemã Elizabeth Noelle-Neuman, baseada nas suas pesquisas sobre os efeitos dos meios de comunicação em massa.


O Conceito de Espiral do Silêncio surgiu pela primeira vez em 1972 em um congresso de psicologia em Tóquio, mais foi publicada somente em 1984 no livro “Espiral do Silêncio”. A hipótese da Espiral do Silêncio diz que aqueles cujas opiniões são minoritárias, tendem a se calar frente às opiniões da maioria. Elizabeth relaciona tudo isso à influência dos meios de comunicação de massa na formação da opinião pública, as pessoas optavam pelo silêncio, por causa do medo da solidão social. A Espiral do Silêncio tenta entender a sociedade que é silenciada diariamente e acaba sendo influenciada pelos hábitos baseados no senso da maioria ou pela imaginação do que estes poderiam dizer. A teoria evidencia três mecanismos que ajudam a entender a Espiral do Silêncio que são Acumulação, Consonância e  Ubiquidade.


A mesma mídia que diz publicar o que é de opinião pública é aquela que é indiferente à população quando esta precisa. A Teoria do Espiral do Silêncio ajuda a entender como a mídia funciona em relação à opinião pública e silencia suas ideias.

A Teoria Hipodérmica


A teoria da Agulha Hipodérmica, surgida no campo da psicologia, influenciou todo o pensamento comunicacional da primeira metade do século passado e tornou-se um ponto de partida essencial tanto para os que concordam com seus ditames quanto para os que discordam.A teoria hipodérmica parte da idéia de que a toda resposta corresponde um estímulo, pois não há resposta sem estímulo, ou estímulo sem resposta.

O esquema E - R (Estímulo - Resposta) é essencial para a Teoria Hipodérmica. Assim, os meios de comunicação de Massa (MCM) enviariam estímulos que seriam imediatamente respondidos pelos receptores.
A audiência é vista como uma massa amorfa, que responde de maneira imediata e uniforme aos estímulos recebidos.Não é por acaso que a teoria chama-se hipodérmica. Hipo é abaixo; derme, pele. Agulha hipodérmica é a agulha do médico, que injeta o medicamento diretamente na veia do paciente, assegurando um resultado imediato.


A mídia é vista como uma agulha, que injeta seus conteúdos diretamente no cérebro dos receptores, sem nenhum tipo de barreira ou obstáculo. Essa visão dos MCM como onipresentes e onipotentes foi corroborada por diversos fenômenos midiáticos da primeira metade do século passado.

Apresentação

Este blog ira tratar de um tema que é de grande importância para todos que estudam comunicação social, que são as teorias da comunicação. Vamos passar por 3 dessas teorias explicando o contexto histórico mostrando datas e circunstancias, princípios formuladores, criticas e limitações a cada teoria também serão discutidas. Alem de tudo isso fotos links e videos a respeito das teorias serão disponibilizadas para quem desejar ter um melhor aprofundamento do tema.