domingo, 25 de maio de 2014

Teoria do Agendamento


A Teoria do Agendamento ou Agenda Setting surgiu em 1970 em reação à teoria dos efeitos limitados que foi o auge dos conflitos comunicacionais dos anos 40 até os 60. Defende a idéia de que os consumidores tendem a considerar mais importantes os assuntos que são veiculados na imprensa, sugerindo que os meios de comunicação agendam as conversas da massa

A Teoria do Agendamento tem como princípio que as notícias são como são porque os veículos de comunicação nos dizem em que pensar, como pensar e o que pensar sobre os fatos noticiados. A teoria do agendamento defende a ideia de que os consumidores de notícias tendem a considerar mais importantes os assuntos veiculados na imprensa, sugerindo que os meios de comunicação agendam nossas conversas. Ou seja, a mídia nos diz sobre o que falar e pauta nossos relacionamentos.



Nesse sentido, a mídia é a principal ligação entre os acontecimentos do mundo e as imagens desses acontecimentos na mente do consumidor/leitor. Assim, a imprensa funciona como agente modeladora do conhecimento, usando os estereótipos como forma simplificada e distorcida de entender a realidade



http://www.benoliveira.com/2011/06/teorias-do-jornalismo-teoria-do.html


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