A Teoria do Agendamento ou Agenda
Setting surgiu em 1970 em reação à teoria dos efeitos limitados que foi o auge
dos conflitos comunicacionais dos anos 40 até os 60. Defende a idéia de que os
consumidores tendem a considerar mais importantes os assuntos que são
veiculados na imprensa, sugerindo que os meios de comunicação agendam as
conversas da massa
A Teoria do Agendamento tem como princípio
que as notícias são como são porque os veículos de comunicação nos
dizem em que pensar, como pensar e o que pensar sobre os fatos
noticiados. A teoria do agendamento defende a ideia de que os consumidores de
notícias tendem a considerar mais importantes os assuntos veiculados na
imprensa, sugerindo que os meios de comunicação agendam nossas conversas. Ou
seja, a mídia nos diz sobre o que falar e pauta nossos relacionamentos.
Nesse sentido, a mídia é a principal
ligação entre os acontecimentos do mundo e as imagens desses acontecimentos na
mente do consumidor/leitor. Assim, a imprensa funciona como agente modeladora
do conhecimento, usando os estereótipos como forma simplificada e distorcida de
entender a realidade
http://www.benoliveira.com/2011/06/teorias-do-jornalismo-teoria-do.html
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