A teoria da Agulha Hipodérmica,
surgida no campo da psicologia, influenciou todo o pensamento comunicacional da
primeira metade do século passado e tornou-se um ponto de partida essencial
tanto para os que concordam com seus ditames quanto para os que discordam.A teoria hipodérmica parte da
idéia de que a toda resposta corresponde um estímulo, pois não há resposta sem
estímulo, ou estímulo sem resposta.
O esquema E - R (Estímulo -
Resposta) é essencial para a Teoria Hipodérmica. Assim, os meios de comunicação
de Massa (MCM) enviariam estímulos que seriam imediatamente respondidos pelos
receptores.
A audiência é vista como uma massa
amorfa, que responde de maneira imediata e uniforme aos estímulos recebidos.Não é por acaso que a teoria
chama-se hipodérmica. Hipo é abaixo; derme, pele. Agulha hipodérmica é a agulha
do médico, que injeta o medicamento diretamente na veia do paciente, assegurando
um resultado imediato.
A mídia é vista como uma agulha,
que injeta seus conteúdos diretamente no cérebro dos receptores, sem nenhum tipo
de barreira ou obstáculo. Essa visão dos MCM como
onipresentes e onipotentes foi corroborada por diversos fenômenos midiáticos da
primeira metade do século passado.
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